O mês de outubro traz à tona uma questão muito importante, que é a saúde da mulher. O movimento Outubro Rosa iniciou na década de 90, através da Fundação Susan G. Komen, que foi uma das maiores financiadoras de pesquisas para o tratamento do câncer de mama. Cerca de 60 mil novos casos ocorrem no Brasil todos os anos, tornando a prevenção ainda mais necessária, uma vez que as chances de recuperação são muito mais altas quando o câncer é descoberto no início.
Com a evolução da tecnologia, atualmente existem aplicativos que podem auxiliar a realizar a prevenção. De acordo com Michele Amorim, diretora comercial na área de aparelhos eletrônicos, “o principal objetivo dos avanços tecnológicos é gerar uma qualidade de vida melhor. É importante divulgarmos que existem vários aplicativos para serem baixados e que auxiliam na nossa saúde.”
Conheça 3 aplicativos de celulares focados na saúde da mulher:
- Outubro Rosa BP (Android/IOS)
Oferece várias informações sobre como funciona o Autoexame, que é uma técnica de prevenção que você pode fazer em casa através do toque para identificar estágios iniciais do câncer de mama. No aplicativo você encontra um passo a passo ilustrado, mostrando como fazer a avaliação. Além disso, outra função principal do aplicativo é registrar e lembrar as datas dos exames.
- Medisafe (Android/IOS)
O aplicativo Medisafe serve para criar lembretes e notificações no seu celular sobre os remédios que você está tomando. Ele possui diversas funções como: criar alarmes para tomar os remédios, separar eles por cores, anotar quantos comprimidos ainda precisar ingerir e criar uma rotina organizada nos dias da semana com foco na saúde.
- Tummi (Android/IOS)
Também focado em organização, o Tummi tem como objetivo fazer anotações sobre o tratamento, oferecendo a possibilidade de registrar sintomas e sensações para que você não se esqueça de mencionar na próxima consulta. Também possui uma função de calendário.
Durante o Outubro Rosa é extremamente necessário o compartilhamento de informações verdadeiras sobre o assunto, conscientizando as mulheres sobre como se prevenir com o autoexame e a visita regular ao profissional. Por fim, Michele fala sobre a importância da divulgação desse tipo de utilidade que pode ser incrementado nos aparelhos eletrônicos. “Os aplicativos estão presentes no nosso dia a dia e não servem só para entretenimento, comunicação ou compras”, destaca a diretora.