5G é uma realidade  

O 5G chegou e tem dado o que falar dentro e fora do nicho da tecnologia, o que era esperado, já que estamos falando de uma novidade que promete mudar a atual forma de consumo. Não é só a hiperconectividade e a maior probabilidade de máquinas inteligentes que empolga, mas também as possibilidades que essa nova tecnologia oferece para as empresas e a economia.  

De acordo com uma pesquisa da KPMG Brasil sobre as perspectivas e investimentos para a adoção da tecnologia 5G no Brasil, 56% da cadeia produtiva nacional já tem a quinta geração de redes como parte da agenda estratégica. Isso significa que o mercado está de olho nas portas que são abertas pela chegada do 5G.  

Além disso, muito se tem falado sobre a Internet das Coisas, que nada mais é do que a possibilidade de objetos estarem conectados à rede. Sendo assim, o 5G atrelado à Internet das Coisas dá opção para que as empresas antecipem falhas em seus sistemas, podendo evitar ou corrigi-las com agilidade. Significa uma nova realidade de negócios em que erros se tornam raros! 

Mas é importante observar o impacto da chegada dessas novas tecnologias do ponto de vista individual. Temos uma internet com um maior alcance, que possibilita que mais pessoas estejam conectadas e mais conhecimento circulando. É mais informação chegando para um número ainda maior de usuários. 

A possibilidade da internet estar em automóveis, instrumentos hospitalares, câmeras, equipamentos de segurança e etc é uma realidade que abre portas para pensarmos em como isso facilita nossa vida e o quanto o acesso aos espaços online está começando a ser cada vez mais democrático. 

Michele Amorim – Empresária no setor de Tecnologia 

E-mail: micheleamorim@smartplaydigital.com