Cuide da segurança dos seus dados 

O celular é um item indispensável do nosso dia a dia. Podemos acessar o mundo por esse nanocomputador, como estudiosos dos fenômenos comunicacionais definem. Dessa forma, é possível consultarmos informações, realizar transações bancárias, visualizar documentos e dados governamentais e informações médicas. Praticamente toda nossa vida está armazenada no telefone! 

Porém, ao menos, 35% dos brasileiros já tiveram um celular roubado, de acordo com uma pesquisa do Mobile Time. Dessa porcentagem, a incidência é maior com mulheres. Já na faixa etária entre 16 e 29 anos, 39% dos jovens e adultos já tiveram um celular furtado. Essa porcentagem está bastante atrelada ao uso do celular em qualquer lugar na rua. 

Sendo assim, quando temos o celular roubado ou simplesmente o perdemos, temos prejuízos muito maiores do que apenas o valor do aparelho. Ficamos vulneráveis a ter nossa intimidade e identidade expostas, assim como nossos dados pessoais, bancários e etc. Por isso, é importante implementar medidas de segurança no seu aparelho para que os dados estejam a salvo.  

Uma dica é a verificação em duas etapas. Contudo, não utilize o SMS como segundo fator de autenticação, que aparentemente nos dá uma segurança extra ao acessar as contas. Outra forma de proteger as informações contidas no cartão SIM é reconfigurar o PIN do celular. Cada operadora fornece um número padrão, que serve para bloqueio e desbloqueio do chip ao reiniciar o aparelho ou mudar o cartão de smartphone. Dessa forma, deve-se alterar o código após o primeiro uso, tornando-o único. 

Manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados também é importante, já que rodando em versões desatualizadas os celulares ficam mais vulneráveis a ataques de hackers. Isso acontece porque as atualizações visam corrigir falhas de segurança. Sendo assim, é extremamente necessário que sejamos cuidadosos com nossos aparelhos para garantir a segurança do nosso celular e a proteção da nossa vida privada. 

Por fim, não use as mesmas credenciais de acesso em diferentes redes sociais. Essa facilidade pode ser interessante para diminuir o tempo de cadastro ao criar uma conta, mas invasivo porque envolve cruzamento das informações de cada rede. Essas são algumas dicas simples e fáceis de seguir e que podem fazer toda a diferença em uma situação de risco.  

Proteja a sua identidade e intimidade, cuide da segurança dos seus dados!  

Michele Amorim – Empresária no setor de Tecnologia 

E-mail: micheleamorim@smartplaydigital.com